top of page

Crise na segurança pública pública leva universidades de São Luis a adotarem medidas de segurança

  • Foto do escritor: Cantanhede Mídia
    Cantanhede Mídia
  • 23 de out. de 2025
  • 2 min de leitura
universidades de São Luis  suspendem aulas
Imagens da internet


A crescente onda de violência registrada na noite de quarta-feira (22) na capital maranhense levou as principais universidades de São Luis a adotarem medidas extraordinárias para garantia da segurança da comunidade acadêmica. Segundo informações de veículos da imprensa local, foram registrados disparos de arma de fogo, tentativas de homicídio e um assassinato em diferentes bairros da Região Metropolitana de São Luís.


Diante do recente cenário de insegurança pública registrado em diversos pontos da Região Metropolitana de São Luís (MA), as principais instituições de ensino superior do estado — Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) emitiram notas oficiais informando medidas distintas para garantir a segurança de seus estudantes, servidores e colaboradores.


A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) comunicou nesta quarta-feira (23) a suspensão das atividades acadêmicas nos dias 23 e 24 de outubro (quinta e sexta-feira).


Em decorrência da medida, o Restaurante Universitário (RU) do Campus de São Luís também não funcionará no jantar desta quarta-feira, nem no almoço e jantar de quinta.


Segundo a nota publicada no perfil oficial da instituição (@ufmaoficial), a decisão “considera o atual contexto de insegurança pública na Região Metropolitana de São Luís e visa preservar a integridade e a segurança de discentes, servidores e colaboradores”.


As atividades devem ser retomadas na terça-feira, 28 de outubro, após o ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público.


Já o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) anunciou, também por meio de comunicado oficial em seu perfil (@ifma.oficial), a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais em cinco unidades da Ilha de São Luís — Monte Castelo, Maracanã, Centro Histórico, São José de Ribamar e Reitoria — até o dia 25 de outubro (sábado).


De acordo com a nota, a decisão foi tomada “em razão da situação de insegurança registrada em diversos pontos da cidade e visando à proteção e ao bem-estar dos estudantes e servidores”.


A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou uma nova nota informativa na tarde desta quarta-feira (23), informando a suspensão das aulas noturnas desta quinta-feira (23) e das atividades acadêmicas da sexta-feira (24) e do sábado (25) no Campus Paulo VI e nas unidades do Centro, em São Luís.


Segundo o comunicado, a decisão leva em conta o atual cenário de insegurança, bem como as manifestações das entidades estudantis. A UEMA destacou que, apesar das ações de segurança reforçadas pela Secretaria de Segurança Pública e pela Polícia Militar nos locais sensíveis da cidade, a medida foi adotada em caráter excepcional, com o objetivo de “garantir tranquilidade e bem-estar à comunidade acadêmica, preservando a normalidade das atividades institucionais”.


As atividades administrativas funcionarão normalmente nesta sexta-feira (24), das 8h às 14h, em regime contínuo.


As três universidades reafirmaram o compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade acadêmica e informaram que continuarão acompanhando a situação em São Luís nos próximos dias.


Por - Cantanhede Mídia

Fontes oficiais:

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) — @ufmaoficial

Instituto Federal do Maranhão (IFMA) — @ifma.oficial

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) — @uemaoficial

Comentários


bottom of page